sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Augusto dos Anjos


Bem estava eu, em minha aula de literatura estudando sobre o pré-modernismo, quando deparei com alguns poemas desse Cara ae, pq ele é O CARA, me identifiquei logo de cara com a sua poesia, escrita sem firulas, palavras que retratam a verdade. Me reconheci muito em alguns textos, bem então resolvi me apronfundar nas pesquisas sobre ele. Estou conhecendo a sua poesia então vou colocar algumas aqui. Mas vou avisando ele usa de palavras pesadas em seus textos.

"A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança."

Augusto dos Anjos

SOLITÁRIO

Como um fantasma que se refugia
Na solidão da natureza morta,
Por trás dos ermos túmulos, um dia,
Eu fui refugiar-me à tua porta!

Fazia frio e o frio que fazia
Não era esse que a carne nos contorta...
Cortava assim como em carniçaria
O aço das facas incisivas corta!

Mas tu não vieste ver minha Desgraça!
E eu saí, como quem tudo repele,
-- Velho caixão a carregar destroços --

Levando apenas na tumba carcaça
O pergaminho singular da pele
E o chocalho fatídico dos ossos!

Augusto dos Anjos

Este acima é o que mais me identifico

VERSOS ÍNTIMOS

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

Augusto dos Anjos

Este é formidavel

"Escarrar de um abismo noutro abismo,
Mandando ao Céu o fumo de um cigarro,
Há mais filosofia neste escarro
Do que em toda a moral do cristianismo!"

Augusto dos Anjos

Bom pra quem gostou vale a pena dar uma pesquisada e quem quiser ver mais poemas é só acessar http://www.pensador.info/autor/Augusto_dos_Anjos/ Fica a Dica;* Ouvindo: Aqualung- Brigther Sunshine

3 comentários:

eder disse...

minha esperança murchou

Rosy disse...

esperança?
preciso d mta p/ viver...
mas caredito nakela frase dita por algum personagem d novela das 9,mas q faz sentido:50% da vida,é a gente quem faz,o outros 50%,a vida se encarrega...

vcs tão fazendo os 50%?
REFLITAM.


(sabedoria d rodoviária,adoooro!)

Stanley Alexander disse...

Tinha certeza que encontraria algum poema dele aqui
hehehe
Mas poemas tristes me remetem lembraças tristes
e estu numa fase sentimentalóide

beijão
Stan