sábado, 31 de janeiro de 2009

Quem dorme mais tem menos gripe!!!



Quem dorme mais tem menos gripe, revela pesquisa Médicos da Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia (EUA), analisaram 153 pessoas durante quatro anos e verificaram que o sono protege o organismo de gripes e resfriados. Quem dormia menos de sete horas por noite apresentou o triplo de doenças respiratórias, comparado com quem passou mais de oito horas na cama. Os resultados estão na última edição do Archives of Internal Medicine. “Sono e imunidade têm uma ligação já bastante conhecida”, afirma a pneumologista Luciana Palombini, coordenadora do Instituto do Sono da Unifesp.

Na entidade, foi realizado um outro estudo que também enalteceu os benefícios de dormir bem. Cinquenta pessoas receberam a vacina contra o vírus Influenza - o causador da gripe. Uma parte delas dormiu e a outra foi submetida à privação do sono. Os mecanismos de defesa dos que dormiram bem reagiram melhor e os episódios de infecção foram duas vezes menores. “Já está constatado que a falta de sono, a curto prazo, prejudica a memória e a capacidade de atenção. Agora, o que mais se fala nos congressos nacionais e internacionais é que, a longo prazo, a privação de sono aumenta o risco de doença cardiovascular e metabólicas, como diabetes e obesidade”, completa Palombini.

Clarisse Potasz, terapeuta ocupacional e chefe do setor de reabilitação do Hospital Estadual Candido Fontoura, lembra que o tratamento do sono não tem contraindicação para nenhuma idade. “Em especial para as crianças, o sono tem um poder de cura muito importante”, diz ela. “É fundamental para a renovação de neurônios, para a produção de hormônios do crescimento e para desenvolver a capacidade cognitiva”, explica Potasz, que atua em pesquisas de distúrbio do sono infantil.

A explicação mais evidente para os prejuízos trazidos pela privação do sono é que isso provoca estresse, o que libera as células infecciosas e prejudica o organismo. Além dos problemas imunológicos, dormir também é receita para evitar acidentes de trânsito. Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, dirigir com sonolência tem o mesmo efeito de conduzir embriagado.
As informações são do Jornal da Tarde.

2 comentários:

eder disse...

durmi 3 horas essa noite

oi gripe

Rosy disse...

vo falar viuu!
¬¬
soh isso?

;O

eu durmo por vc então..hahaha

:*